MANUAL FIAT STRADA FIRE 2006 (DOWNLOAD PDF)


 MANUAL FIAT STRADA FIRE 2006 (DOWNLOAD PDF)


Em 2006, a Fiat Strada já era a líder absoluta e incontestável do segmento de picapes leves. Enquanto as concorrentes (VW Saveiro "G3", Chevrolet Montana de primeira geração e Ford Courier) tentavam, a Strada simplesmente dominava. O ano de 2006 foi crucial, pois marcou a consolidação de uma das maiores armas da Fiat: o motor Fire 1.4 8v Flex.

A versão "Fire" era a porta de entrada da linha Strada, focada no custo-benefício e, principalmente, no trabalho pesado. Era a "mula de carga" por excelência.



A mecânica da Strada Fire 2006 é a principal razão de seu sucesso. É simples, absurdamente confiável e barata de manter.

Motor: O coração dela é o famoso Motor Fire 1.4 8v Flex.

Potência: Ele rende 80 cv com gasolina e 81 cv com etanol.

Análise do Mecânico: Esse motor é uma joia da engenharia. É leve, compacto, tem um funcionamento suave e um consumo de combustível muito bom para a proposta do veículo. O grande trunfo é sua manutenção descomplicada e barata. As peças são incrivelmente fáceis de encontrar e qualquer mecânico minimamente experiente sabe mexer nele de olhos fechados. A troca da correia dentada é simples, e ele é conhecido por sua longevidade, rodando centenas de milhares de quilômetros sem precisar de retífica, se bem cuidado.

Suspensão: Este é outro ponto genial do projeto.

Dianteira: Independente, tipo McPherson, a mesma do Palio.

Traseira: Eixo rígido com molas parabólicas (feixe de molas). É aqui que mora o segredo da sua robustez. Diferente das concorrentes que usavam molas helicoidais, o feixe de molas da Strada foi projetado para aguentar peso de verdade, sem "arriar" com facilidade. É uma solução de caminhão em uma picape pequena.

Capacidade de Carga: Por conta dessa suspensão, ela carregava oficialmente cerca de 700 kg, mas todo mundo sabe que na prática ela aguentava muito mais.

Transmissão: Câmbio manual de 5 marchas, o conhecido C513 da Fiat. Tem engates justos e uma relação de marchas bem escalonada para o uso urbano e com carga, privilegiando a força em detrimento da velocidade final. É um câmbio robusto e que raramente dá problemas.



A Strada Fire 2006 era oferecida basicamente em duas configurações:

  • Cabine Simples: Com a caçamba maior, focada 100% no transporte de carga.

  • Cabine Estendida: Com um pequeno espaço atrás dos bancos, ideal para guardar ferramentas ou pequenas bagagens, sacrificando um pouco do tamanho da caçamba.

O acabamento era o mais simples possível: para-choques pretos, rodas de ferro aro 14, interior com plástico rígido e poucos equipamentos. Ar condicionado e direção hidráulica eram opcionais caros e raros de se encontrar na versão Fire. O foco era ser barata e funcional.


































































































































































































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