MANUAL DO PROPRIETÁRIO WILLYS INTERLAGOS


MANUAL DO PROPRIETÁRIO WILLYS INTERLAGOS



História e Desenvolvimento
Nos anos 1960, a Willys-Overland do Brasil, famosa por fabricar o Rural Willys, Jeep Willys e Aero Willys, decidiu entrar no mercado de carros esportivos. Para isso, licenciou o projeto do Alpine A108, desenvolvido pela empresa francesa Alpine, que usava mecânica Renault.

O modelo brasileiro foi batizado de Willys Interlagos, uma homenagem ao famoso Autódromo de Interlagos em São Paulo.





Características Técnicas
Carroceria: Fiberglass (fibra de vidro), o que o tornava muito leve.
Mecânica: Baseada no Renault Dauphine.
Motor: Traseiro, de 4 cilindros, refrigerado a água.
Cilindrada: Variava entre 845 cm³ a 1.000 cm³, dependendo da versão.
Potência: De 40 a 70 cv, dependendo da configuração.
Câmbio: Manual de 4 marchas.
Peso: Aproximadamente 600 kg, resultando em uma excelente relação peso-potência.




Versões
O Willys Interlagos foi oferecido em três versões:
Coupé – Modelo fechado, esportivo, o mais icônico.
Conversível – Para quem buscava esportividade ao ar livre.
Berlineta – A versão mais potente, focada em desempenho.

Desempenho e Competição
Graças ao seu baixo peso e boa aerodinâmica, o Interlagos foi um sucesso nas pistas brasileiras. Pilotos como Emerson Fittipaldi e Bird Clemente usaram o modelo em competições nacionais, conquistando diversas vitórias.





Fim da Produção
A produção do Willys Interlagos foi encerrada em 1966, quando a Ford comprou a Willys-Overland do Brasil. Com isso, o modelo foi descontinuado, mas deixou um legado importante como o primeiro esportivo genuinamente brasileiro.

Curiosidades
O Willys Interlagos é considerado o precursor dos esportivos nacionais, abrindo caminho para modelos como o Puma e Miura.
Até hoje, é um carro bastante valorizado por colecionadores, com exemplares bem preservados alcançando preços elevados.


























































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