Manual do Proprietário do Renault Logan 2008 (DOWNLOAD PDF)
DOWNLOAD DO MANUAL ESTÁ NO FINAL DA POSTAGEN
Renault Logan 2008: O Guia Completo do Sedã que Redefiniu o Espaço Interno
O ano de 2008 foi o primeiro ano completo de vendas do Renault Logan no Brasil, um carro que chegou ao mercado com uma proposta muito clara e ousada: oferecer o máximo de espaço interno e robustez por um preço competitivo. Lançado no final de 2007, o Logan rapidamente se destacou por suas dimensões generosas, especialmente seu porta-malas, que era maior do que o de muitos sedãs de categorias superiores.
Projetado sob a bandeira da Dacia (subsidiária romena da Renault) para ser um carro global e de baixo custo, o Logan 2008 era a escolha da razão. Ele não buscava conquistar pelo design ou pelo luxo, mas sim pela funcionalidade, durabilidade e, principalmente, pelo espaço para a família e para o trabalho.
Versões e Foco no Custo-Benefício
A linha 2008 do Logan foi estruturada para atender a diferentes perfis de consumidores, desde o frotista até a família que buscava seu primeiro sedã espaçoso. As versões eram:
Authentique: A versão de entrada, extremamente básica e focada no menor preço possível. Saía de fábrica com o essencial, sendo que itens como ar quente ou desembaçador traseiro eram opcionais.
Expression: A versão intermediária e de maior volume de vendas. Oferecia um pacote mais equilibrado, já incluindo itens de conforto importantes e com mais opcionais disponíveis.
Privilège: A versão topo de linha, que buscava oferecer um nível maior de conforto e acabamento, com um pacote de equipamentos mais completo de série.
Motorizações: Opções 1.0 e 1.6
O Logan 2008 oferecia três opções de motor, todas já com a tecnologia bicombustível da Renault.
1.0 16V Hi-Flex:
Potência: 77 cv (etanol) / 76 cv (gasolina)
Torque: 10,2 kgfm (etanol) / 10 kgfm (gasolina)
Disponível nas versões: Authentique e Expression.
Características: Era o motor de entrada, focado na economia de combustível. Seu desempenho era adequado para o uso urbano, mas exigia paciência em retomadas e viagens com o carro carregado.
1.6 8V Hi-Torque:
Potência: 95 cv (etanol) / 92 cv (gasolina)
Torque: 14,1 kgfm (etanol) / 13,7 kgfm (gasolina)
Disponível na versão: Expression.
Características: Este motor era conhecido pelo bom torque em baixas rotações, o que o tornava mais ágil no trânsito e mais agradável de dirigir que o 1.0, especialmente com o carro cheio.
1.6 16V Hi-Flex:
Potência: 112 cv (etanol) / 107 cv (gasolina)
Torque: 15,5 kgfm (etanol) / 15,1 kgfm (gasolina)
Disponível na versão: Privilège.
Características: Era o motor mais potente da linha, garantindo um desempenho vigoroso e tornando o Logan um carro muito competente para viagens em estrada, com boas retomadas de velocidade.
O Verdadeiro Diferencial: Espaço de Categoria Superior
O ponto alto do Logan 2008, e o que o tornou um sucesso, eram suas dimensões internas:
Porta-Malas Gigante: Com 510 litros de capacidade, o porta-malas do Logan era maior do que o de sedãs de luxo da época, como o Toyota Corolla. Era o carro perfeito para famílias grandes ou para taxistas.
Espaço no Banco Traseiro: Graças ao seu entre-eixos generoso e ao teto elevado, o Logan oferecia um espaço surpreendente para as pernas e a cabeça dos passageiros do banco de trás, onde três adultos podiam viajar com um conforto raro para o segmento.
Opinião do Dono e Mercado
Proprietários do Logan 2008 elogiam unanimemente a robustez da suspensão (projetada para mercados emergentes e que lida muito bem com as ruas brasileiras), o espaço interno e o baixo custo de manutenção.
As críticas mais comuns são direcionadas ao design, considerado por muitos como excessivamente simples e "quadradão", ao acabamento interno, que utilizava plásticos rígidos de aparência simples, e ao consumo de combustível das versões 1.6, que não era um dos seus pontos fortes.
Conclusão: O Renault Logan 2008 foi um divisor de águas no segmento de sedãs compactos no Brasil. Ele provou que era possível ter um carro com espaço de categoria superior por um preço acessível. Para quem buscava funcionalidade, durabilidade e não se importava tanto com design ou luxo, o Logan era, e ainda é no mercado de usados, uma das escolhas mais inteligentes e racionais disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário