MANUAL CHEVROLET C-10 D-10 E VERANEIO 1981


 

MANUAL CHEVROLET C-10 D-10 E VERANEIO 1981

DOWNLOAD NO FINAL DA POSTAGEM



Em 1981, a Chevrolet do Brasil oferecia três modelos icônicos: a C10, a D10 e a Veraneio. Todos eram derivados da mesma plataforma de picapes da Chevrolet, mas com propostas diferentes.

Chevrolet C10 (Gasolina)
A C10 era a versão a gasolina da linha de picapes Chevrolet, bastante popular entre agricultores e comerciantes.

Principais Características:
Motor: 4.1 (Chevrolet 250-S, 6 cilindros em linha)
Potência: 135 cv
Torque: 29 kgfm
Câmbio manual de 4 marchas com alavanca no assoalho (opção de 3 marchas na coluna).
Tração 4x2 (apenas traseira).
Capacidade de carga: 750 a 1.000 kg.
Suspensão: Dianteira independente com molas helicoidais; traseira com feixe de molas.
Freios: Tambor nas quatro rodas.
Estilo: Frente com grade cromada e faróis retangulares duplos.
A C10 era voltada para quem precisava de uma picape robusta para transporte leve e médio, sem abrir mão da confiabilidade do motor a gasolina.







Chevrolet D10 (Diesel)
A D10 era a versão a diesel da C10, ideal para trabalho pesado e transporte de cargas maiores.

Principais Características:
Motor: 3.9 (Perkins 236, 4 cilindros)
Potência: 85 cv
Torque: 24 kgfm
Câmbio manual de 4 marchas.
Tração 4x2 (traseira).
Capacidade de carga: Até 1.200 kg.
Suspensão e freios semelhantes à C10.
Autonomia muito maior que a C10, pois o motor diesel Perkins era econômico.
A D10 era a opção preferida para o trabalho no campo e transporte de carga, já que o motor diesel oferecia mais durabilidade e economia de combustível.





Chevrolet Veraneio 1981
A Veraneio era um SUV derivado da C10, muito utilizado como viatura policial e veículo familiar de alto padrão.

Principais Características:
Motor: O mesmo 4.1 (Chevrolet 250-S, 6 cilindros) da C10.
Potência: 135 cv
Torque: 29 kgfm
Câmbio manual de 3 ou 4 marchas.
Capacidade para 9 passageiros (fileiras de bancos estilo perua).
Interior espaçoso e confortável, com acabamento superior ao das picapes.
Portas traseiras convencionais (abertura normal, diferente da versão antiga que tinha uma porta lateral única).
Muito usada pela polícia militar e federal, além de ser um veículo para grandes famílias e frotistas.





Curiosidades sobre os Modelos de 1981
✔️ A Veraneio era chamada de "carro de autoridade" devido ao uso pelas forças policiais.
✔️ A D10 diesel tinha fama de ser "indestrutível", com o motor Perkins 236 sendo um dos mais duráveis da época.
✔️ A C10 era a favorita de fazendeiros e comerciantes, já que o motor Chevrolet 250-S era potente e confiável.
✔️ A linha Chevrolet de picapes dessa época só teria uma grande modernização em 1985, com a chegada da série 20 (A20, C20 e D20).
































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário