CATÁLOGO DE PEÇAS VOLKSWAGEN FUSCA 1993/1996 (ITAMAR)





CATÁLOGO DE PEÇAS VOLKSWAGEN FUSCA 1993/1996

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O Retorno do Rei: Tudo Sobre o Fusca "Itamar" (1993-1996)

Em um dos episódios mais inusitados e nostálgicos da indústria automobilística brasileira, o Volkswagen Fusca, que havia se despedido da linha de montagem em 1986, retornou para um último ato. Fabricado entre 1993 e 1996, este "novo" Fusca ficou carinhosamente conhecido como "Fusca Itamar", uma homenagem ao então presidente da República, Itamar Franco, o principal incentivador de sua volta.




O Contexto Político: Um Pedido Presidencial

No início dos anos 90, o Brasil vivia a era dos "carros populares", impulsionada por uma política de isenção de IPI para veículos com motor 1.0. Em uma conversa com a cúpula da Autolatina (a joint venture entre Volkswagen e Ford na época), o presidente Itamar Franco sugeriu a volta do Fusca como uma opção de carro verdadeiramente acessível e confiável para a população.

Apesar do projeto já ser considerado obsoleto, a Volkswagen acatou o pedido. Em 23 de agosto de 1993, a produção foi oficialmente retomada na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com o próprio presidente desfilando em um modelo conversível feito para a ocasião. O retorno do Fusca foi um evento nacional, misturando nostalgia, política e economia.






Características e Diferenças: O Fusca dos Anos 90

Ainda que mantivesse o design clássico e inconfundível, o Fusca Itamar incorporou atualizações para se adequar às normas e ao gosto da nova década. Ele não era simplesmente o modelo de 1986 de volta à vida; havia diferenças importantes:

  • Motorização e Desempenho: Todos os modelos saíram com o motor boxer 1600 a gasolina, alimentado por uma dupla carburação. Uma das mudanças mais significativas foi a adoção obrigatória de um catalisador no sistema de escapamento, para atender às novas leis de emissões de poluentes. Isso alterou o barulho característico do motor e a saída de escape, que passou a ser única e lateral, em vez da tradicional dupla central. O motor gerava cerca de 59 cv.

  • Visual Externo: A mudança mais fácil de identificar eram os para-choques pintados na cor do veículo, uma modernização em relação aos modelos cromados ou pretos anteriores. Recebeu também faixas adesivas laterais discretas e um emblema "1600" na tampa do motor.

  • Acabamento Interno: O interior foi um dos pontos que mais recebeu atualizações "emprestadas" de outros carros da linha VW, como o Gol. Os bancos ganharam tecidos mais modernos (como o "navalhado" cinza), o volante era o mesmo do Gol CL da época, e o painel passou a ter um revestimento superior preto e mostradores com grafismos atualizados.

  • Segurança e Conforto: Houve melhorias na segurança, com a introdução de cintos de segurança de três pontos retráteis nos bancos dianteiros e uma estrutura de banco aprimorada. Freios a disco na dianteira já eram padrão. Como opcionais, podiam ser equipados com desembaçador do vidro traseiro e vidros verdes.

  • Construção: A carroceria passou a receber um tratamento com chapas parcialmente galvanizadas, o que melhorou a resistência à corrosão, um problema crônico dos modelos mais antigos.













































































































































































































































































































































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