MANUAL DO CAMINHÃO FNM 180



 MANUAL DO CAMINHÃO FNM 180

História

Antecessor: O FNM 180 surgiu como uma evolução do FNM 11.000.
Sucessor: Em 1979, o FNM 180 foi substituído pelo Fiat 190.
Mercado: Concorreu com outros caminhões pesados da época, como o Mercedes-Benz LP 1113 e o Scania L111.
Popularidade: O FNM 180 se tornou um dos caminhões mais populares do Brasil, sendo utilizado para diversas finalidades, como transporte de cargas, passageiros e materiais de construção.



Primeira Fase (1972-1977): FNM Alfa Romeo

**Motor: ** 6 cilindros em linha, 150 cv (180 cv em algumas versões)
**Design: ** Cabine avançada, com linhas retas e robustas, características da época.
Transmissão: 5 marchas
Capacidade: Variável, dependendo da configuração (carroceria, baú, etc.)
Destaques: Confiabilidade mecânica, força e durabilidade.

Segunda Fase (1977-1979): Fiat Diesel

**Motor: ** O mesmo motor Alfa Romeo, agora com o emblema da Fiat.
Design: A grade dianteira é modificada, com o emblema da Fiat.
Destaques: A robustez e a capacidade de carga são mantidas.
História





Curiosidades

  • Nome: O número 180 se refere à potência do motor em cavalos vapor (cv).
  • Apelido: O FNM 180 era conhecido como "Fenemê" ou "Fera" pelos seus usuários.
  • Preservação: Atualmente, muitos exemplares do FNM 180 são preservados por colecionadores e entusiastas de carros antigos.



































































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