MANUAL ALFA ROMEO 2300 1974

 MANUAL ALFA ROMEO 2300 1974

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O Alfa Romeo 2300 de 1974 é um ícone da indústria automobilística brasileira, produzido exclusivamente no Brasil. Esse modelo representava o luxo e a sofisticação italianos adaptados para as condições brasileiras, sendo um dos veículos mais avançados tecnicamente em sua época.

História do Alfa Romeo 2300

Origem: A Alfa Romeo chegou ao Brasil nos anos 1960 e, em 1974, lançou o 2300, um sedã de luxo desenvolvido especialmente para o mercado nacional.
Produção Exclusiva no Brasil: Foi fabricado na planta de Jacareí (SP), pela FNM (Fábrica Nacional de Motores), adquirida pela Alfa Romeo em 1968.
Concorrência: O 2300 foi projetado para competir com modelos como o Ford Galaxie, Dodge Dart e Chevrolet Opala, destacando-se pela sofisticação e inovação.
Design e Estilo
Exterior:

Um sedã com linhas retas, elegantes e robustas.
Grandes faróis duplos redondos na frente e lanternas traseiras amplas.
A grade frontal com o icônico "triângulo" Alfa Romeo era um destaque.
Rodas de aço com calotas elegantes.
Interior:

Luxuoso, com acabamento em madeira no painel e detalhes cromados.
Bancos de couro (opcional em algumas versões).
Instrumentos analógicos completos, com velocímetro, conta-giros e manômetros.
Capacidade para 5 ocupantes confortavelmente.
Características Técnicas
Motor:

Configuração:

6 cilindros em linha.
Cilindrada: 2.310 cm³.
Potência: 140 cv a 5.200 rpm.
Torque: 20,3 kgfm a 3.000 rpm.
Alimentado por carburadores duplos Solex, garantindo desempenho robusto e linear.
Sistema de refrigeração eficiente para o clima brasileiro.
Transmissão:

Manual de 5 marchas, algo raro para o segmento na época.
Opção de câmbio automático oferecida posteriormente.
Suspensão:

Dianteira: Independente, com molas helicoidais.
Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora e molas helicoidais, garantindo estabilidade e conforto.
Freios:

Discos nas quatro rodas, com assistência a vácuo, uma característica bastante avançada para os anos 1970.
Dimensões:

Comprimento: 4.750 mm.
Largura: 1.710 mm.
Altura: 1.450 mm.
Distância entre eixos: 2.670 mm.
Peso: 1.450 kg.
Versões Disponíveis em 1974
2300 Luxo:
Versão básica, já bem equipada para a época.
Foco no conforto e desempenho.
2300 TI (Turismo Internacional):
Equipamento superior, com acabamento aprimorado.
Motor ajustado para melhor desempenho.
2300 TI4 (lançado posteriormente):
Introduziu injeção eletrônica no motor, uma inovação tecnológica no Brasil.

Desempenho

Velocidade Máxima: Cerca de 170 km/h.
Aceleração (0-100 km/h): Aproximadamente 12 segundos.
Consumo: Média de 6 a 8 km/l, compatível com o porte e tecnologia da época.
Diferenciais do Alfa Romeo 2300
Sofisticação Técnica:

Primeira produção nacional a oferecer freios a disco nas quatro rodas.
Direção hidráulica de série.
Acabamento refinado e materiais de alta qualidade.
Exclusividade:

Veículo destinado a uma clientela premium, produzido em volumes relativamente baixos.
Tornou-se um clássico muito valorizado por colecionadores.
Durabilidade:

Estrutura robusta e componentes mecânicos confiáveis garantiam longevidade ao modelo.
Impacto no Mercado

O Alfa Romeo 2300 estabeleceu novos padrões para os sedãs brasileiros.
Apesar do sucesso inicial, o alto custo de produção e a crise econômica nos anos 1980 levaram ao fim da produção em 1986.
Hoje, é considerado um dos carros mais sofisticados já fabricados no Brasil.

Curiosidades

Foi apelidado de "Alfão" pelos entusiastas brasileiros.
A versão TI4 foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica, marcando um avanço tecnológico no mercado.
O motor do 2300 era derivado dos modelos Alfa Romeo europeus, adaptado para as condições brasileiras.



































































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