MANUAL DO PROPRIETÁRIO DO BRASINCA UIRAPURU
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O Uirapuru é um dos carros mais icônicos da indústria automobilística brasileira, fabricado pela Brasinca entre 1964 e 1966. É considerado o primeiro "gran turismo" brasileiro, com design esportivo e tecnologia avançada para a época, ganhando destaque como um dos veículos mais exclusivos e sofisticados já produzidos no Brasil.
História do Uirapuru
Origem do Projeto:
Criado pela Brasinca, uma empresa de São Caetano do Sul (SP) especializada em componentes para montadoras.
O projeto nasceu do desejo de produzir um carro esportivo nacional que competisse com os grandes nomes europeus, como Ferrari e Maserati.
Projetado pelo engenheiro Rigoberto Soler, que também trabalhou no Simca-Chambord.
Lançamento:
Apresentado ao público em 1964, inicialmente chamado de Brasinca 4200 GT.
Em 1965, foi rebatizado de Uirapuru, em homenagem ao pássaro brasileiro, simbolizando beleza e exclusividade.
Fim da Produção:
A produção foi encerrada em 1966, após a fabricação de cerca de 73 unidades, tornando o Uirapuru um modelo extremamente raro.
Características Técnicas
Motor:
Equipado com um motor Chevrolet 261, um seis cilindros em linha, com 4.271 cm³ (4,2 litros).
Potência: 155 cv brutos (configuração padrão).
Torque elevado, garantindo excelente desempenho.
Alguns modelos receberam modificações para atingir até 180 cv.
Desempenho:
Velocidade máxima: Aproximadamente 200 km/h.
Aceleração (0-100 km/h): Cerca de 10 segundos.
Para a época, esses números colocavam o Uirapuru no mesmo patamar de esportivos europeus.
Transmissão:
Câmbio manual de 4 marchas, com tração traseira.
Chassi e Estrutura:
Chassi tubular reforçado, garantindo rigidez estrutural.
Carroceria feita de aço e alumínio, algo raro na época e que ajudava a reduzir o peso total do veículo (1.250 kg).
Suspensão:
Dianteira: Independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas, ajustado para proporcionar estabilidade em alta velocidade.
Freios:
Freios a disco nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras, uma tecnologia moderna para a época.
Design e Estilo
Exterior:
Linhas longas e fluidas, inspiradas nos "gran turismos" italianos da época.
Capô alongado, traseira curta e cabine recuada, com proporções clássicas de esportivos.
Grandes faróis duplos e grade frontal simples, mas elegante.
Interior:
Luxuoso, com acabamento em couro e detalhes em madeira.
Painel equipado com instrumentos analógicos, incluindo velocímetro, conta-giros, relógio e medidores de temperatura e pressão.
Inspiração no Design:
Comparado a carros como o Aston Martin DB4 e o Chevrolet Corvette C2, embora tivesse identidade própria.
Modelos e Versões
Brasinca 4200 GT (Uirapuru):
Modelo principal, com motor Chevrolet 4.2 e acabamento de luxo.
Brasinca 4200 GT-S:
Versão esportiva, com potência aumentada e ajustes para desempenho.
Conversível (protótipo):
Apenas um protótipo de conversível foi produzido, nunca entrando em linha.
Impacto no Mercado
Concorrência e Exclusividade:
Por seu preço elevado e baixa produção, o Uirapuru era acessível apenas a um público seleto.
Enfrentava dificuldades para competir com esportivos importados, como o Jaguar E-Type, que já tinham reputação consolidada.
Exportação:
Algumas unidades foram exportadas para mercados como os Estados Unidos e Europa, ganhando o apelido de "Ferrari brasileira".
Fim da Produção:
O alto custo de produção e a limitada escala levaram a Brasinca a encerrar a fabricação
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