CATÁLOGO DE PELAS DKW VEMAG FISSORE 1967 (DOWNLOAD PDF)
DKW Fissore: O Guia Completo do Raro e Elegante Cupê Brasileiro
Em meio aos carros com design arredondado e de inspiração alemã dos anos 50 e 60, um modelo se destacou nas ruas brasileiras por sua elegância e por suas linhas retas e sofisticadas: o DKW-Vemag Fissore. Lançado em 1964, ele foi a tentativa mais ousada da DKW-Vemag de rejuvenescer sua imagem, oferecendo ao mercado um cupê de luxo com design italiano e a consagrada e carismática mecânica de motor dois tempos.
Considerado por muitos como o mais belo de todos os DKWs nacionais, o Fissore é hoje uma joia rara, um testemunho de uma época de otimismo e criatividade na indústria brasileira.
A História: Uma Parceria Ítalo-Brasileira
No início dos anos 60, a Vemag, que produzia os modelos DKW (Belcar e Vemaguet) no Brasil, sentiu a necessidade de modernizar sua linha. A solução foi buscar na Itália, o berço do design automotivo, uma nova carroceria. A parceria foi firmada com o estúdio Carrozzeria Fissore, que criou um cupê de duas portas com linhas limpas e modernas, montado sobre a robusta plataforma mecânica já utilizada pela DKW.
O resultado foi apresentado no Salão do Automóvel de 1964, um carro que se diferenciava de tudo o que era produzido no país, com um apelo mais esportivo e sofisticado.
Design: A Vanguarda das Linhas Retas
O grande trunfo do Fissore era seu visual. Em uma época dominada por curvas, ele antecipou a tendência de design dos anos 70 com suas características marcantes:
Linhas retas e angulares.
Teto baixo e plano, com colunas finas que criavam uma ampla área envidraçada.
Traseira curta com lanternas verticais e elegantes.
Frente imponente com quatro faróis, um visual que seria adotado posteriormente pelos "irmãos" Belcar e Vemaguet.
Essa combinação dava ao Fissore uma aparência leve, ágil e muito mais moderna que a de seus contemporâneos.
Mecânica: O Carismático Motor Dois Tempos
Sob o capô de design italiano, pulsava o coração alemão que caracterizava todos os DKWs: o motor de três cilindros e dois tempos, que produzia um som agudo e inconfundível.
Motor: 3 cilindros em linha, 2 tempos, com 981 cm³ (1.000 cc).
Potência: 50 cv a 4.500 rpm.
Torque: 8,5 kgfm a 2.250 rpm.
Transmissão: Câmbio de 4 marchas com alavanca na coluna de direção e roda livre, que permitia que o carro andasse em "banguela" para economizar combustível.
Tração: Dianteira.
Lubrificação: A lubrificação do motor era feita pela mistura de óleo 2 tempos diretamente na gasolina. Nos últimos modelos, foi introduzido o sistema Lubrimat, um reservatório de óleo separado que fazia a mistura automaticamente, uma grande inovação para a época.
Apesar da potência modesta, o baixo peso do carro e o bom torque em baixas rotações garantiam ao Fissore uma agilidade surpreendente no trânsito.
Vida Curta e Legado de Exclusividade
Apesar de sua beleza e de ser um carro à frente de seu tempo, a trajetória do DKW Fissore foi curta. Sua produção era mais complexa e cara que a dos outros modelos da marca, o que o tornava um veículo de nicho.
A produção foi encerrada em 1967, quando a Volkswagen adquiriu a Vemag e decidiu descontinuar toda a linha DKW no Brasil para focar em seus próprios produtos. Estima-se que apenas 2.638 unidades do Fissore foram produzidas, o que o torna um dos automóveis nacionais mais raros e valorizados por colecionadores.
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