CATÁLOGO DE PEÇAS CHEVROLET SILVERADO 1997 / 2001 (DOWNLOAD PDF)
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Chevrolet Silverado (1997-2001): A Gigante de Alma Brasileira
No final da década de 1990, o mercado brasileiro de picapes grandes viu a chegada de uma gigante: a Chevrolet Silverado. Lançada em 1997, ela chegou com a difícil missão de substituir a lendária e robusta linha D-20/A-20, que por mais de uma década foi sinônimo de força e trabalho no campo e na cidade. Produzida no Brasil e na Argentina, a Silverado trouxe um novo padrão de conforto, design e tecnologia, mas com uma motorização de alma brasileira.
Lançamento e Design
A Silverado brasileira foi baseada na plataforma norte-americana GMT400 (a geração conhecida como "OBS" - Old Body Style nos EUA), que já estava sendo substituída nos Estados Unidos. O design era imponente e musculoso, com linhas mais arredondadas e aerodinâmicas em comparação com sua antecessora, a D-20. A ampla grade cromada dividida pela barra com o emblema da Chevrolet, os faróis retangulares e o porte avantajado garantiam uma presença marcante nas ruas.
Ela foi oferecida inicialmente na versão de cabine simples, com um amplo banco inteiriço que podia acomodar até três pessoas.
Motorização: A Força Conhecida
Um dos pontos mais característicos da Silverado no Brasil foi a sua motorização. Em vez de adotar os motores V8 americanos, a GM optou por soluções consagradas e adaptadas ao mercado nacional:
Chevrolet 4.1 MPFI a Gasolina: O lendário motor de seis cilindros em linha do Opala, em sua última e mais evoluída versão. Com injeção multiponto, o propulsor de 4.1 litros entregava 138 cv e um generoso torque de 32,3 kgfm, garantindo força de sobra para o trabalho, embora o consumo de combustível fosse elevado.
MWM Sprint 4.2 Turbo Diesel: O motor diesel era o moderno MWM Sprint 6.07T, um seis cilindros em linha de 4.2 litros com turbo e intercooler. Este propulsor entregava 168 cv de potência e um torque brutal de 43,4 kgfm, tornando a Silverado uma das picapes mais potentes do país. Era a escolha preferida para quem realmente usava o veículo para trabalho pesado e longas viagens.
Toda a linha era equipada com câmbio manual de cinco marchas e tração sempre traseira.
Versões e Acabamentos
A Silverado foi comercializada em duas principais versões de acabamento:
Standard: Versão de entrada, mais voltada para o trabalho pesado. Tinha acabamento simples, para-choques pretos e menos itens de conforto.
DLX: A versão topo de linha, que oferecia um pacote de luxo para a época, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, retrovisores com acionamento elétrico e um acabamento interno mais refinado, com bancos individuais e console central.
Em 1999, a Chevrolet lançou a série especial Conquest, que se posicionava entre a Standard e a DLX, oferecendo um bom custo-benefício com a adição de itens de conforto da versão superior.
A Chegada da Cabine Dupla e da Grand Blazer
Para atender a uma demanda crescente por veículos que unissem trabalho e lazer em família, a GM lançou em 1998 a Grand Blazer, a versão SUV da Silverado, que substituía a Veraneio. No ano seguinte, em 1999, chegou ao mercado a tão esperada Silverado Cabine Dupla, com quatro portas e capacidade para até seis passageiros, competindo diretamente com a Ford F-250 de cabine dupla.
O Fim de uma Era
Apesar de suas qualidades, a trajetória da Silverado no Brasil foi mais curta que a de sua antecessora. A picape enfrentou a forte concorrência da nova Ford F-250, que chegou com um projeto mais moderno e motores mais potentes. Além disso, o alto custo e a mudança no perfil do consumidor, que começava a migrar para picapes médias, impactaram suas vendas.
A produção foi encerrada no Brasil no final de 2001. A Silverado deixou sua marca como uma picape robusta, confortável e com motorizações confiáveis e conhecidas pelo mecânico brasileiro, encerrando o ciclo das grandes picapes da Chevrolet fabricadas no país.
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