CATÁLOGO DE PEÇAS VOLSKWAGEN KOMBI 1200 E 1500 1969 (DOWNLOAD PDF)
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Kombi 1969 (1200 e 1500): O Guia Definitivo do Catálogo de Peças
A Volkswagen Kombi é um ícone, um símbolo de liberdade e trabalho que marcou gerações de brasileiros. E dentro de sua longa história, o ano de 1969 é um dos mais fascinantes e desafiadores para entusiastas e restauradores. Foi um ano de transição, uma ponte entre duas eras, onde a clássica "Corujinha" era oferecida com duas motorizações distintas: a tradicional 1200 e a mais moderna 1500.
Para quem se aventura a restaurar ou manter um modelo deste ano, o catálogo de peças não é apenas um guia, é um mapa do tesouro indispensável. Ele é a única fonte segura para navegar pelas diferenças cruciais que se escondem sob a mesma carroceria carismática.
A Estrutura do Catálogo VW
O catálogo de peças da Volkswagen é organizado por grupos, uma estrutura lógica que facilita a busca por qualquer componente. Para a Kombi, os principais grupos são:
Grupo 1: Motor
Grupo 2: Sistema de Combustível e Escapamento
Grupo 3: Transmissão
Grupo 4: Eixo Dianteiro e Direção
Grupo 5: Eixo Traseiro
Grupo 6: Rodas e Freio
Grupo 8: Carroceria e Chassl
Grupo 9: Sistema Elétrico
1. Grupo 1: Motor
Kombi 1200: Utilizava o tradicional motor 1192cc, refrigerado a ar, conhecido pela simplicidade e robustez. No catálogo, você encontrará peças como o dínamo (gerador de energia) e o sistema de admissão simples.
Kombi 1500: Trazia o motor 1493cc, mais potente e "torcudo". Ele já utilizava um alternador, mais eficiente que o dínamo, e seus componentes internos como pistões, bielas e cabeçotes possuem códigos completamente diferentes.
2. Grupo 3 e 5: Transmissão e Eixo Traseiro (A Diferença CRUCIAL)
Kombi 1200: A principal característica mecânica era o sistema de caixas de redução nas rodas traseiras. O catálogo detalha essas engrenagens, que reduziam a velocidade final, mas multiplicavam o torque, dando à Kombi 1200 sua famosa força para subir ladeiras, mesmo carregada.
Kombi 1500: Aboliu as caixas de redução. O eixo traseiro era do tipo "ponta de eixo direta", similar ao do Fusca. Isso resultava em um câmbio com relações diferentes, pontas de eixo e semieixos exclusivos. Tentar usar um câmbio de 1500 em uma 1200 (ou vice-versa) sem as devidas adaptações é impossível.
3. Grupo 6: Rodas e Freios
Furação das Rodas: Como consequência direta do sistema de redução, a Kombi 1200 usava rodas com furação larga de 5x205mm (5 furos enormes).
A Kombi 1500, com seu novo eixo, adotou o padrão de 5x112mm (furação encontrada em muitos carros atuais). O catálogo especifica os tambores de freio, espelhos e rodas corretos para cada versão.
4. Grupo 9: Sistema Elétrico
Kombi 1200: Grande parte dos modelos ainda saía com o sistema elétrico original de 6 Volts.
Kombi 1500: Já vinha de fábrica com o sistema de 12 Volts, mais moderno e eficiente. Isso significa que absolutamente tudo — desde a bateria, motor de arranque, bobina, faróis, lanternas, buzina até o motor do limpador de para-brisa — é diferente e possui códigos específicos para cada voltagem.
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