MANUAL FORD CORCEL 1977 (DOWNLOAD PDF)
O ano de 1977 é um marco na história da Ford no Brasil, pois representa o último ano de produção da primeira e icônica geração do Corcel. Lançado em 1968, o Corcel I conquistou o país com sua robustez, conforto e elegância, e o modelo 1977 foi a versão mais refinada e madura deste projeto de imenso sucesso, o capítulo final de uma era.
Para os entusiastas e colecionadores, o Corcel 1977 é um carro especial, pois combina o charme do design original com todas as melhorias mecânicas e de acabamento implementadas ao longo de quase uma década de produção.
Design: O Auge do Estilo Clássico
O Corcel 1977 ostentava o visual que se consagrou a partir da reestilização de 1973. Suas características mais marcantes eram:
Dianteira Imponente: Grade cromada com filetes horizontais, com o emblema da Ford ao centro, ladeada por faróis redondos simples.
Traseira Inconfundível: O grande destaque eram as quatro lanternas traseiras redondas, duas de cada lado, que se tornaram a assinatura visual desta fase do Corcel.
Linhas Limpas: A carroceria tinha um perfil elegante, com uma linha de cintura bem definida e proporções equilibradas.
Em seu último ano, a linha Corcel oferecia opções para diferentes gostos e necessidades, incluindo a perua Belina. As versões do sedã eram:
Corcel L (Luxo): Era a versão mais vendida e desejada. Oferecia um acabamento mais caprichado, com frisos cromados, calotas, volante de três raios e um interior mais confortável com detalhes que imitavam madeira no painel.
Corcel GT (Gran Turismo): A versão com apelo esportivo. Visualmente, se diferenciava pelas faixas pretas na lateral e no capô, uma tomada de ar (falsa) no capô, rodas esportivas e faróis de milha. Por dentro, contava com painel com conta-giros e volante de menor diâmetro.
O Coração Valente: Motor 1.4 XP
Todos os modelos do Corcel 1977 eram equipados com o confiável e robusto motor de origem Renault, já em sua especificação "XP" (de Extra Power).
Motor: 1.4 litros (1.372 cm³), 4 cilindros em linha, refrigerado a água.
Potência: 75 cv (SAE) para a versão L e aproximadamente 85 cv (SAE) para a versão GT, que tinha um carburador de corpo duplo.
Torque: 11,6 kgfm a 2.800 rpm (versão L).
Transmissão: Manual de 4 marchas, com alavanca no assoalho.
Características: Este motor era conhecido por sua durabilidade e por entregar um bom torque em baixas rotações, o que tornava o Corcel um carro ágil para a cidade e valente para encarar subidas, mesmo com o carro cheio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário